10 outubro, 2010

TV Educativa de Jundiaí realiza encontro sobre jornalismo policial com Percival de Souza

Evento, que acontecerá no próximo dia 23/10, será marcado por uma palestra do jornalista da Rede Record e pelo lançamento de dois livros sobre a área policial,
com manhã de autógrafos e MPB

O jornalismo policial, uma das áreas mais fascinantes e controversas do jornalismo, e curiosamente ainda pouco estudada e debatida, é o tema de um encontro que a TV Educativa (TVE) de Jundiaí (SP) promoverá no próximo dia 23/10.
Aberto ao público, o evento será marcado por duas ações. Primeiramente haverá uma palestra de Percival de Souza (foto) sobre o tema “O papel do jornalismo policial brasileiro no século XXI”, na qual o jornalista da Rede Record analisará a importância desse tipo de cobertura para a nossa sociedade, no auditório Charlie Chaplim, no Complexo Argos.

Posteriormente, nas dependências da TV Educativa, ocorrerá o lançamento de dois livros que foram apresentados na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo: O Crime Quase Perfeito, de autoria do próprio Percival, e Jornalismo Policial: histórias de quem faz, escrito pelos alunos do 4º ano de Jornalismo (2010) da UNIBAN Brasil, com a organização da jornalista e professora Patrícia Paixão, e que tem como uma das autoras-estudantes a cantora jundiaiense, Marta Corrêa.

O Crime Quase Perfeito, editado pela Idea, é a primeira obra de ficção de Percival de Souza. Trata-se de uma novela policial, inspirada em fatos verídicos, que transita entre o real e o fictício. A obra, mais do que um romance policial, é um retrato da alma humana, por exibir as motivações mais vis que podem guiar o ser humano em seus atos. Os mais de 30 anos de experiência no jornalismo investigativo desse renomado jornalista policial são refletidos na genialidade do enredo.

Já Jornalismo Policial: histórias de quem faz, publicado pela editora jundiaiense In House, é um livro que oferece um panorama sobre a cobertura policial brasileira atual, por meio de 17 entrevistas exclusivas com os principais profissionais que cobrem a área policial. Além de Percival de Souza, participam do livro os jornalistas Fernando Molica, Renato Lombardi, Marcelo Rezende, Domingos Meirelles, Luiz Malavolta, Josmar Jozino, Gil Gomes, Robinson Cerantula, Fátima Souza, André Caramante, Bruno Paes Manso, Afanasio Jazadji, Gio Mendes, Fausto Salvadori Filho, Marco Antonio Zanfra e Pantera Lopes. Esses profissionais debatem os principais méritos e deméritos da área, analisando coberturas famosas como os casos Escola Base, Favela Naval, os ataques do PCC em São Paulo, o assassinato da menina Isabella Nardoni e o fatídico sequestro da garota Eloá Cristina Pimentel, em Santo André, na Grande São Paulo.

Para compor a manhã de autógrafos, a TV Educativa convidou a cantora Juliana Lima, de Santo André, para uma apresentação de MPB, voz e violão, destacando hits conhecidos e composições de própria autoria.

“O objetivo do encontro é valorizar o trabalho jornalístico e os profissionais da cidade, que são muitos, agregar novas perspectivas, debater e refletir sobre a postura da imprensa hoje em dia. Eventos como esse criam sempre grandes oportunidades de discutir conteúdos, estabelecer parcerias e inovar, especialmente quando podemos contar com a presença de um profissional como Percival de Souza”, explica a superintendente da TVE Jundiaí, Mônica Gropelo.

SERVIÇO
Encontro sobre Jornalismo Policial na TVE de Jundiaí
Data: 23/10/2010 (Sábado)
Local: Auditório Charles Chaplin - Av. Doutor Cavalcanti, nº 396 (Complexo Argos) – Vila Arens – Jundiaí/SP
Horário: das 10h às 12h
Informações http://www.tvejundiai.com.br/
Para mais detalhes, procure Denise Oliveira/Rosana Pagano: (11) 4587-5151 ou Patrícia Paixão: paixao.patricia@uol.com.br
Vagas limitadas, palestra gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário