22 março, 2010

As Copas do Mundo

1930 – A primeira Copa do Mundo FIFA foi disputada no Uruguai. A escolha foi uma homenagem ao país que comemorava o centenário de sua independência e também pelos dois títulos olímpicos da seleção uruguaia. Treze equipes participaram daquele mundial: Argentina, Bélgica, Bolívia, Brasil, Chile, Estados Unidos, França, Iugoslávia, México, Paraguai, Peru, Romênia e o Uruguai. A final foi disputada no Estádio Centenário em Montevidéu, e a Celeste Olímpica venceu a Argentina pelo placar de 4x2.

1934 – A segunda Copa do Mundo FIFA foi também a primeira disputada em solo europeu, na Itália. A final foi disputada no Estádio Nacional de Roma e a equipe anfitriã derrotou a Tchecoslováquia pelo placar de 2x1 no dia 10 de julho. Participaram deste mundial as seleções da Argentina, Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Espanha, Estados Unidos, Egito, França, Holanda, Hungria, Romênia, Suécia e Suíça, além das duas finalistas.

1938 – Na França em 1938 o Brasil faz sua primeira grande participação em um Mundial. Com uma vitória sobre a Suécia por 4x2 o escrete canarinho alcançou o terceiro lugar, tendo perdido a semifinal para a Itália que se tornaria Bicampeã do torneio ao vencer a seleção da Hungria no dia 19 de Julho no Estádio Olímpico de Colombes, em Paris pelos mesmos 4x2. Leônidas da Silva fora o artilheiro daquele torneio com sete gols.

1950 – Por decorrência da Segunda Guerra Mundial os Mundiais de 42 e 46 não foram realizados. A Copa só voltaria a ser realizada no ano de 1950, no Brasil. A segunda em continente americano, já que a Europa estava totalmente devastada e em reconstrução. O Brasil se destacava como grande favorito. Diante de um Maracanã com mais de 200 mil pessoas o uruguaio Ghiggia fez o gol que sacramentou os 2x1 em umas das maiores decepções da seleção brasileira em todos os tempos. Uruguai Bicampeão.

1954 – A Copa retorna a Europa para ser disputada na Suíça. Novamente uma grande surpresa aconteceria na final, a grande favorita era a seleção da Hungria que encantava a todos com um futebol bonito e envolvente. Comandados pelo mito Puskás a seleção húngara sucumbiu diante da Alemanha Ocidental por 3x2, no Estádio Wankfort em Berna. O detalhe é que na fase de classificação os húngaros aplicaram um sonoro 8x3 nos mesmos alemães.

1958 – A sexta Copa do Mundo foi disputada na Suécia. O torneio marcou a estréia de um dos maiores jogadores de todos os tempos, Pelé, então com 17 anos. Esta edição contou com a participação de 16 equipes. A final fora disputada no estádio Rasunda na cidade de Estocolmo. Com gols de Vavá (2), Pelé e Zagallo o Brasil derrotou a anfitriã por 5x2 vencendo seu primeiro torneio da FIFA.

1962 – O mundial retornava às Américas, disputada no Chile. O Brasil entrara como o grande favorito, pois mantivera a base do time campeão de 1958. Sem grandes dificuldades a seleção brasileira chegou à final em 17 de junho no estádio Nacional do Chile, na capital Santiago. O adversário era a Tchecoslováquia, na primeira fase empate por 0x0 na final vitória por 3x1 e o Brasil se tornaria a terceira seleção Bicampeã Mundial.

1966 – A oitava Copa do Mundo foi disputada na Inglaterra. A seleção da casa se tornou a terceira anfitriã a faturar o mundial, Uruguai em 1930 e Itália em 1934 foram os primeiros. Na final, vitória por 4x2 sobre a Alemanha Ocidental no famoso Estádio Wembley, em Londres. A final foi umas das mais polêmicas, no tempo normal as seleções empataram por 2x2. Até hoje se discute se o terceiro gol inglês, marcado na prorrogação, entrou ou não.

1970 – A taça do mundo é nossa. Para a FIFA, a primeira seleção que ganhasse três torneios levaria em definitivo para casa a Taça Jules Rimet, e isso acontecei no dia 21 de julho de 1970. A seleção brasileira enfrentava a italiana na decisão em um lotado Estádio Azteca, na Cidade do México. Com um futebol que encanta o mundo até hoje, o selecionado derrotou até com certa facilidade a Itália por 4x1. Uma verdadeira aula de futebol arte. Brasil, o primeiro Tricampeão da Copa do Mundo.

1974 – Em 1974 uma seleção encantava o mundo, comandados fora de campo por Rinus Michels e dentro dele por Johan Cruijff a seleção da Holanda era conhecida como Laranja Mecânica. Os alemães tinham o capitão Franz Beckenbauer e o goleador Gerd Muller, nada que pudesse assustar a incrível seleção holandesa. Na final, no estádio Olímpico de Munique, os 2x1 da Alemanha Ocidental deixaram atônitos os mais de 75 mil torcedores presentes.

1978 – A décima primeira edição do Mundial foi também uma das mais polêmicas. A Argentina estava no meio de um regime militar. Muitos jogos da seleção anfitriã geram desconfianças até hoje, o principal deles os 6x0 sobre o Peru. Placar que tirou o Brasil da final do torneio, classificando os argentinos. No tempo normal no estádio Monumental de Nunez, em Buenos Aires, 1x1. Na prorrogação vitória Alviceleste por 3x1 sobre a Holanda.

1982 – Desta vez, não uma seleção, mas sim um jogador tiraria o Brasil da Copa. Paolo Rossi ficara conhecido por todos com o Carrasco de Sarriá, por marcar os três gols que eliminaria o Brasil daquela Copa. Itália 3x1 Brasil. Os italianos chegariam ao Tricampeonato, derrotando na final a Alemanha Ocidental no Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid, na Espanha. Rossi terminou o tornei também como artilheiro, como seis gols.

1986 – O jogo mais conhecido desta Copa não foi a final. Nas quartas de final, Maradona fizera dois gols contra a Inglaterra que entrariam para a história. O primeiro driblando desde o meio campo metade do time inglês e o segundo, com a mão, ou como ele mesmo diz com “La Mano de Dios”. Na final, Argentina 3x2 Alemanha Ocidental, novamente uma seleção sul-americana encantava o mundo dentro do Estádio Azteca, no México.

1990 – Pela primeira vez na história duas seleções reeditavam uma final de Copa do Mundo. Desta vez, na Itália, dentro do Estádio Olímpico de Roma a Alemanha Ocidental tivera sua revanche diante da Argentina, que já havia eliminado o Brasil e a anfitriã Itália. Desta vez os alemães tiveram melhor sorte, vitória por 1x0, gol de Brehme de pênalti já no final do jogo. Alemanha se torna a terceira Tricampeã Mundial.

1994 – A décima quinta Copa do Mundo FIFA foi disputada nos Estados Unidos. O Brasil entrara sem muito favoritismo, o que parece ter ajudado o time de Carlos Alberto Parreira. Jogando um futebol pragmático a seleção chegou com dificuldades à final contra a Itália, reeditando a final de 1970. A decisão ficou marcada como a primeira sem gols. Após uma prorrogação também sem gols, vitória brasileira nos pênaltis por 3x2.

1998 – A França recebe pela segunda vez uma Copa do Mundo. O favoritismo é todo brasileiro. Manteve-se a base de 94 reforçada com Ronaldo, o melhor do mundo na época. A França apresentava um bom futebol, comandados por Zinédine Zidade chegou à final, surpreendendo a todos. Mas a maior surpresa foi mesmo os 3x0 no dia 12 de julho em um lotado Stade de France, em Saint-Denis. Zidane marcara seus únicos dois gols na Copa. França Campeã Mundial.

2002 – A Copa foi disputada pela primeira vez em solo asiático, Japão e Coréia do Sul dividiram os jogos. Os grandes favoritos França e Argentina, surpreendentemente foram eliminados já na primeira fase. O melhor jogo não foi a final, foi o emblemático Brasil 2x1 Inglaterra. A Alemanha não jogou contra ninguém e chegou à final facilmente. Mas fácil foi a vitória brasileira com dois gols de Ronaldo tornando o Brasil o primeiro, e ainda único, Penta Campeão mundial de futebol.

2006 – Na Alemanha só se falava em reeditar a ultima final. Queriam a revanche contra o Brasil. Mas os brasileiros caíram já nas quartas contra seus carrascos de sempre, a França. Já os alemães sequer chegaram à final, sucumbiram diante da Itália na semi. Com ambos os favoritos eliminados, a final só poderia ser entre italianos e franceses. Depois da expulsão de Zidane, por responder com uma cabeçada as provocações do zagueiro Materazzi, 1x1 no tempo normal e 5x3 nos pênaltis. A Itália chega o Tetra.

2010 – Pela primeira vez a Copa é disputada no continente Africano, na África do Sul de Nelson Mandela, do apartheid, do Rúgbi. 32 seleções já estão classificadas para a disputa do décimo nono mundial da FIFA, são elas: África do Sul, México, Uruguai e França no grupo A; Argentina, Nigéria, Coréia do Sul e Grécia no grupo B; Inglaterra, EUA, Argélia e Eslovênia no grupo C; Alemanha, Austrália, Sérvia e Gana, no grupo D; Holanda, Dinamarca, Japão e Camarões formam o E; Itália, Paraguai, Nova Zelândia e Eslováquia no F; Brasil, Coréia do Norte, Costa do Marfim e Portugal no forte grupo G; e por fim Espanha, Suíça Honduras e Chile no grupo H.

Nenhum comentário:

Postar um comentário